Fazenda Conforto-GO
Como contribuímos com a rentabilidade e a sustentabilidade de uma das melhores fazendas do Brasil, transformando seus resíduos orgânicos em fertilizantes de alto rendimento.
O principal desafio era tornar o solo mais produtivo
Um bom exemplo é o pivô nº 8, onde em 2009 era cultivado o capim mombaça para silagem, com a produtividade média de 26 ton de MV/ha/corte e solo com 03 ppm de Fósforo (P). A adubação era convencional com aplicação de 600 kg/ha de Uréia, 600 kg/ha de MAP e 500 kg/ha de Cloreto de Potássio (KCl) por ano. Em 2008 iniciou-se a substituição do fertilizante convencional (MAP, Uréia e KCl) pelos fertilizantes orgânicos BioAtivo e BioEf. Já em 2011 o teor de Fósforo (P) no solo era havia subido para 29 ppm com apenas duas aplicações dos fertilizantes IFB. Ocorreu uma diminuição de 40% no uso de Uréia e Cloreto de Potássio (KCl) e de 100% no uso do MAP. Os nutrientes foram todos disponibilizados a partir do esterco bovino, da solubilização biológica de rocha fosfática e adições em menor quantidade de Uréia e Cloreto de Potássio (KCl). Atualmente o teor de Fósforo (P) no solo supera 60 ppm, enriquecido em substâncias húmicas, reduzindo custos em fertilização.
Produção de fertilizante orgânico e organomineral na Fazenda Conforto
A Fazenda Conforto opera um confinamento com capacidade de até 100.000 bois/ano, com geração de 50.000 ton/ano de esterco. Para sustentar a alimentação de todos os animais, são mantidos 1.200 ha em pivôs com cultivo de milho para silagem, capim mombaça e 7.000 ha de pastos em sistema rotacionado. O IFB produz em média 50.000 toneladas de fertilizante - BioAtivo e Bioef - para atender a adubação da fazenda.